terça-feira, 7 de outubro de 2014

PASSIVOS

 Benfica - 449 milhões de euros
 Sporting - 442,7 milhões de euros
 FC Porto - 209 milhões de euros

A AFP debruçou-se sobre as contas de Benfica, FC Porto e Sporting e chegou a uma conclusão, que teve repercussão na imprensa espanhola: o sucesso dos três grandes, que ajudou a levar Portugal para o 5.º lugar do ranking da UEFA, tem chegado à custa de acumulação de dívida. De acordo com os dados da agência noticiosa internacional, o passivo das águias no final de 2013/14 ascendeu a 449 milhões de euros, o dos leões situou-se nos 442,7 e o dos azuis e brancos nos 209. Com tudo somado, o passivo dos três grandes ultrapassa os mil milhões de euros.

António Samagaio, economista especializado neste sector, alerta para um problema que diz perdurar há algum tempo. “Há anos que o futebol português vive acima das possibilidades. Os bons resultados na Europa devem-se à qualidade dos jogadores, ma também a um endividamento descontrolado”, afirmou à AFP.

Opinião contrária. Domingos Amaral, professor de Economia na Universidade Católica de Lisboa, discorda da tese de Samagaio, sustentando que as dívidas trazem compensações. “O futebol é uma atividade de alto risco, mas ao endividarem-se e ao comprarem bons jogadores, os clubes conseguem grandes vitórias que dão benefícios”, defende Amaral, que afasta um cenário de crise.

“Não podemos aplicar os mesmos critérios a clubes e empresas. Aos clubes basta vender alguns jogadores para reduzir as dívidas”, advoga.

BES

O artigo explica que a queda do Banco Espírito Santo não facilitou a vida a Benfica, FCPorto e Sporting, especialmente para as águias, que detinham uma participação de 7,79 por cento. Segundo a AFP, o BES tinha uma exposição de 215 milhões no três grandes, sendo que as águias dispunham de uma linha de crédito de 64 milhões. Além disso, o Benfica Stars Fund, fundo administrado pelo BES, terminou em setembro. 

BANCOS E FISCAIS DE LINHA
COMEM BEM, VIVEM BEM, VIVEM DE DINHEIROS VIRTUAIS, VIVEM DE CREDITOS...
FESTAS, PUTAS E VINHO VERDE... COMERCIO E ARTISTAS DE RUA

NGR


Sem comentários:

Enviar um comentário